segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Você sabia?

A luz do vaga-lume é um processo natural, que os cientistas chamam de bioluminescência. A luz destes besouros luminosos é produzida a partir de uma reação química com muita energia chamada de oxidação biológica. Na fase de larva, a bioluminescência pode ser útil para se defender de predadores ou para atrair outros insetos para comer. Na fase adulta, é usada para atrair o sexo oposto na época de acasalamento, como em uma dança luminosa.


Pra rir...


INSETO DO DIA

Sialis sp.

Ordem: Megaloptera

A cópula deste inseto dura de duas às seis horas.


domingo, 30 de agosto de 2015

Pra rir...


INSETO DO DIA

Lucanus capreolus

Ordem: Coleopetra

Pertencem a família Lucanidae. Quando adultos são noturnos e se alimentam de seiva de árvore. As larvas alimentam na madeira em decomposição de troncos de árvores e troncos caídos.


sábado, 29 de agosto de 2015

Você sabia?

Aparentemente quando vemos o inseto do lado esquerdo da foto, dizemos que é uma abelha. Mas, olhando detalhadamente, constatamos que é uma mosca. As moscas pertencem a ordem Diptera, que tem como característica principal um par de asas desenvolvidas e o outro par de asas atrofiadas (balancins), diferente das abelhas (direita na foto) que são himenópteros com os dois pares de asas desenvolvidas. Além disso, as antenas das abelhas são maiores. Esse caso é o que chamamos de mimetismo.


INSETO DO DIA

Brachygastra lecheguana

Ordem: Hymenoptera

Pertencente a família vespidae, essa espécie de vespa social é predadora. Colaborando para o controle biológico, a B. lecheguana preda, por exemplo, a Tuta absoluta (praga do tomate) e Perileucoptera coffeella (praga do café).


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Estudo diz que mudanças climáticas ameaçam borboletas britânicas

Extinção de espécies sensíveis à seca poderia ocorrer antes de 2050. Borboletas podem indicar efeitos em outros insetos.

Borboleta da espécie Aphantopus hyperantus, uma das espécies ameaçadas na Grã-Bretanha
(Foto: Jim Asher)

Esforços para conter as mudanças climáticas juntamente com medidas adotadas localmente no interior da Grã-Bretanha são as únicas possibilidades que podem salvar certas espécies de borboletas que, caso contrário, desaparecerão nas próximas décadas, afirma um estudo publicado na  revista "Nature Climate Change" nesta segunda-feira (10).

Segundo o artigo,  "a extinção das borboletas sensíveis à seca poderia ocorrer antes de 2050". Se a emissão de gases do efeito estufa continuar da forma atual, as chances de que certas espécies nativas das ilhas britânicas sobrevivam são "em torno de zero", conclui o estudo.

Proteger áreas selvagens e principalmente evitar a fragmentação de seus hábitats naturais dará às borboletas a possibilidade de sobreviver.

Essas medidas, combinadas com a limitação de 2º C do aquecimento do planeta, aumentará as probabilidades de sobrevivência a 50%, disseram os pesquisadores.

A meta de dois graus em relação à temperatura na era pré-industrial foi adotado pelos 195 membros da ONU que vão negociar no fim do ano, em Paris, um novo pacto global para salvar o planeta.

Em nenhum lugar do mundo as borboletas foram tão estudadas como na Grã-Bretanha pelo último século.

Conhecida como borboleta malhadinha, a espécie Pararge aegeria também corre risco de extinção
(Foto: Jim Asher/Nature Climate Change)


Um grupo de cientistas liderado por Tom Oliver, do Centro de Ecologia e Hidrologia de Oxfordshire, examinou dados coletados em 129 lugares para observar como 28 espécies respondiam às severas secas de 1995.

Os pesquisadores suspeitam que secas ocasionais e isoladas foram tão devastadoras para algumas espécies quanto o aumento gradual na temperatura global.

Enquanto a seca de 1995 foi a pior já registrada, episódios semelhantes se tornarão mais frequentes na medida em que avançam as mudanças climáticas.

Mais de um quinto das espécies, segundo o estudo, perdeu grande parte da população durante o período. Foi descoberta uma ligação direta entre a paisagem e resiliência: quando mais fragmentado o habitat, mais tempo demoram as espécies a se recuperar.

"Os conservacionistas reconhecem cada vez mais a importância de reduzir a fragmentação dos hábitats naturais em vez de se contentar com administrar 'ilhas' protegidas em meio a ambientes hostis de intensa agricultura", disse Oliver à AFP.

Valor na biodiversidade

As borboletas de outros países com alto grau de industrialização agrícola que também sofrem com as mudanças climáticas podem estar igualmente em perigo. Em áreas "que são mais quentes e secas, o impacto pode ser muito mais severo", explicou.

As conclusões do estudo vão além da beleza das borboletas e seu valor em termos de biodiversidade. São muitas vezes utilizadas como um indicador do destino dos outros tipos de insetos.

Se as secas agravadas pelas mudanças climáticas tiverem um impacto similar em espécies como abelhas, libélulas e besouros, constatou Oliver, uma parte importante da nossa biodiversidade poderia ser ameaçada.

"Muitas dessas espécies oferecem funções essenciais para a vida humana, como a polinização, eliminação de pragas e decomposição de resíduos", prosseguiu.


Borboleta da espécie Ochlodes sylvanus (Foto: Tim Melling/Nature Climate Change)

Fonte: AFP / G1

Pra rir...


Chegamos a 500 curtidas! Muito obrigado!


Visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/insectanews

Você sabia?

A construção dos ninhos das vespas sociais é feita com uma mistura de saliva e fibras vegetais obtidas da raspagem de madeira, com as mandíbulas, e resulta em material que se assemelha ao papel, porém muito mais resistente; raramente é utilizado barro.




INSETO DO DIA

Feniseca tarquinius tarquinius

Ordem: Lepidoptera

Pertence a família Lycaenidae.




quinta-feira, 27 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Dydercus sp.

Ordem: Hemiptera

Pertence a família Pyrrhocoridae. O seu nome popular é Percevejo manchador, pois mancha os frutos dos quais se alimentam.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Empresa espanhola fabrica camiseta que repele mosquitos

Tecido contém substância que repele mosquitos e outros insetos. Segundo empresa, efeito repelente aguenta até 100 lavagens.

Empresa fabrica camiseta com tecido capaz de repelir insetos (Foto: Reprodução/Facebook/STINGbye)

Uma empresa têxtil espanhola desenvolveu uma camiseta que evita picadas de mosquitos e de outros bichos como ácaros, carrapatos, piolhos e percevejos.

A firma STINGBye, estabelecida na Catalunha, dedicou 4 anos a realizar estudos em laboratórios internacionais, como o Instituto Tropical do Brasil, e em junho começou a comercializar o produto em 80 farmácias de toda Espanha.

A camiseta contém permetrina, um repelente que, acrescentado ao acabamento da peça de roupa, aguenta até 100 lavagens e tem uma eficácia de 94%. O produto recebeu o certificado de qualidade da Sanitized, a empresa suíça líder mundial em proteção higiênica e antimicrobiana.

"O repelente não gera nenhum tipo de cheiro e a peça de roupa tem um tato suave para crianças e adultos e serve contra todos os tipos de insetos", explicou à Agência EFE Silvia Oviedo, sócia da companhia.

A camiseta poderia ser útil em países tropicais com doenças mortais transmitidas por insetos, como a dengue, e de fato a empresa planejará a exportação do produto a partir de setembro, embora "tudo dependerá da decisão do governo de cada país", assegura Oviedo.

Fonte: EFE / Bem Estar

Você sabia?

Existem fungos que causam doenças em insetos, principalmente em insetos de importância agrícola. Eles são chamados de entomopatógenos. Na foto, percevejo com o fungo Beauveria bassiana.



INSETO DO DIA

Dorus sp.

Ordem: Dermaptera

Tesourinha é o nome popular desse inseto, pois são providos de grandes cercos no final do abdomen em forma de pinça, que lembram uma pequena tesoura.


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Você sabia?

Um dos fatores que mais contrinuem para a queda na produção de milho é o dano causado pela lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, que é uma das principais pragas da cultura do milho no Brasil e ataca mais de 60 culturas. O ataque desse inseto pode reduzir a produção de grãos em até 52%.


INSETO DO DIA

Hetaerina sp.

Ordem: Odonata

Espécies deste gênero são caracterizadas por possuírem asas com uma mancha vermelha em seu tórax. Habitam locais alagados, lagoas e pequenos riachos com águas lentas.


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Formigas de zoo alemão carregam folhas com mensagem pró-Amazônia

Em campanha, ONG WWF cortou slogans em folhas usando laser. Ação ocorre às vésperas de encontro entre Angela Merkel e Dilma Rousseff.

Formigas cortadeiras carregam uma folha cortada a laser com a frase '!Pro Amazonas!' no zoológico em Colônia, na Alemanha. As mensagens para proteger a floresta amazônica fazem parte de uma campanha do Fundo Mundial para a Natureza Selvagem (WWF) (Foto: Ina Fassbender/Reuters)

Em uma ação da ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF), formigas do Zoológico de Colônia, na Alemanha, carregaram folhas com mensagens pedindo a proteção da floresta amazônica. Slogans como "Floresta = Futuro", "Socorro" ou "Pró-Amazônia" foram cortados nas folhas com laser por membros da organização.

A campanha foi lançada pouco antes do encontro entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente Dilma Rousseff, marcado para quinta-feira (20) em Brasília. Merkel virá ao Brasil acompanhada de 10 ministros.

Entre os assuntos que devem ser discutidos pelas líderes está a questão das mudanças climáticas. A ONG defende que o encontro sirva para que o governo alemão renove os compromissos conjuntos com o Brasil quanto à preservação da Amazônia.

 'Floresta = Futuro' diz slogam cortado em folha carregada pelas formigas do Zoológico de Colônia, na Alemanha (Foto: Reuters/Ina Fassbender)

'Merkel, ajude': formigas carregam folhas com mensagens pró-Amazônia (Foto: Reuters/Ina Fassbender)

Fonte: G1

Pra rir...


Você sabia?

As operárias da espécie de formiga Atta sexdens (saúva-limão) apresentam cheiro de limão. Em relação a sua distribuição geográfica, ocorre em praticamente todos os estados brasileiros.


INSETO DO DIA

Cicindela campestris

Ordem: Coleoptera

Quando adultos esses insetos são ferozes (possui mandíbulas entre cruzadas, em forma de foices) e são muito rápidos na captura de seu alimento.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Macroglossum stellatarum

Ordem: Lepidoptera

Um beija-flor? Não, é apenas uma mariposa. =D


domingo, 16 de agosto de 2015

sábado, 15 de agosto de 2015

Você sabia?

A iça (inseto também conhecido como tanajura) é bastante consumida no interior de São Paulo e outros estados, normalmente torradas e servidas com farinha de mandioca.


INSETO DO DIA

Nome: Nezara viridula

Ordem: Hemiptera

Maria fedida é o nome popular dessa espécie. Esse percevejo exala o odor para se proteger de possíveis predadores.


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

=D


INSETO DO DIA

Nome: Lytta vesicatoria

Ordem: Coleptera

As fêmeas dessa espécie põe seus ovos próximos das abelhas, pois quando os filhotes nascem entram dentro da colméia, e lá sofrem uma transformação, soltam a pele e se transformam em pequenas larvas e passam a se alimentar de pequenas abelhas.



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Nome: Tiaratum Extatosoma

Ordem: Phasmatodea

É uma espécie de bicho-pau endêmico da Austrália.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Britânica transfoma lixo eletrônico em lindos insetos



A artista britânica Julie Alice Chappell é especialista em transformar materiais que iriam para o lixo em belas obras de arte. As criações são feitas com resíduos de lixo eletrônico, que dão vida a uma coleção de diversos insetos coloridos.

Em declaração ao site My Modern Met, Julie explicou como funciona a sua arte: “Minha prática artística envolve quebrar os materiais pré-existentes, reinterpretando-os e oferecendo-lhes uma nova forma com novo propósito, criando algo bonito, diferente e precioso”.

A ideia surgiu há alguns anos, quando a britânica se deparou com uma grande caixa de pequenos componentes eletrônicos descartados, entregues em um centro de coleta de materiais indesejáveis. A instituição costuma receber os itens de empresas e encaminhá-los a escolas, centros comunitários e artistas.

“A primeira coisa que veio na minha cabeça enquanto eu olhava para eles era ‘uma massa de corpos minúsculos e pernas: formigas’. Levei-os para casa e junto com meus filhos nós os transformamos nesses pequenos”, explicou. Esta foi a primeira experiência. Algum tempo depois ela se deparou novamente com uma caixa semelhante, que aguçou ainda mais a sua criatividade.

Ao receber esta segunda leva, Julie estava matriculada em um curso de artes e decidiu trabalhar os resíduos em um projeto que misturava arte e meio ambiente. Em uma oficina ela viu outros artistas usarem as placas eletrônicas para criarem robôs, os mesmos materiais foram aproveitados por ela para criar suas próprias esculturas, assim nasceu a série “Insetos – Componentes de Computador”.



Fonte: Am 730My Modern Me

INSETO DO DIA

Nome: Parnassius eversmanni thor

Ordem: Lepidoptera

Pertencente a família Papilionidae, essa uma borboleta é uma espécie de alta altitude, que é encontrada no leste Rússia, Mongólia, Japão e Alasca.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Nome: Dolichovespula maculata

Ordem: Hymenoptera

Pertencente a família Vespidae, essa espécie é distribuída por toda a América do Norte e do Sul Canadá, mas é mais comum no sudeste dos Estados Unidos

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Formigas de estimação!


Fonte: YOUTUBE

INSETO DO DIA

Nome: Deois flavopicta

Ordem: Hemiptera

As cigarrinhas atacam a pastagem na época de alta umidade. Ao sugarem o colmo, os adultos introduzem toxinas que deixam as folhas amarelas, com posterior secamento e morte. Agricultores queimam as plantações.


domingo, 9 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Nome: Dynastes hercules 

Ordem: Coleoptera

Besouro-Hércules é o nome popular dessa espécie. Seu habitat se estende por bosques das regiões tropicais da América do Sul.


sábado, 8 de agosto de 2015

INSETO DO DIA

Nome: Pseudocreobotra wahlbergii

Ordem: Mantodea

Esta espécie de louva-deus tem sua área de distribuição natural na África sub-saariana.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Você sabia?

As abelhas tem a capacidades de aprender e lembras as cores, os formatos e o recurso alimentar (pólen e/ou néctars) das flores.


INSETO DO DIA

Pantala flavescens

Ordem: Odonata

As libélulas dessa espécie foram consideradas os insetos que realizam a mais longa migração, superando a da famosa borboleta monarca.



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pra rir...


Você sabia?

Aranhas, ácaros, tatuzinhos e centopeias não são insetos. Aranhas e ácaros são aracnídeos, tatuzinhos são crustáceos e centopeias são quilópodes.


INSETO DO DIA

Libytheana carinenta mexicana

Ordem: Lepidoptera

É um inseto holometábolo (ovo-larva-pupa-adulto).



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Você sabia?

Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni.